sexta-feira, 9 de maio de 2014

Projeto DRÁCULA




Neste mês de Maio de 2014, completam exatamente 117 anos da publicação do livro Drácula, do autor irlandês Bram Stoker.

Bram Stoker
O AUTOR
Funcionário público e amante de teatro, Bram Stoker (1847-1912) foi contemporâneo de outros grandes escritores como Oscar Wilde e Arthur Conan Doyle. Dedicou grande parte de sua vida à escrita de textos de terror. O reconhecimento público, porém, se deu apenas após seu falecimento, principalmente a partir da adaptação da história do Conde Drácula para o teatro e, posteriormente, para o cinema.

O ROMANCE
O romance Dracula, publicado em 26 de Maio de 1897, tem como protagonista o vampiro Conde Drácula. Sem dúvida trata-se do mais famoso conto de vampiros da literatura. O livro tem sido designado como vários gêneros literários, incluindo literatura de vampiros, ficção de horror e romance gótico. Estruturalmente, é um romance epistolar, ou seja, contada como uma série de cartas, entradas de diário, registros de bordo etc. Embora Stoker não tenha inventado o vampiro, a influência do romance na popularidade dos vampiros foi singularmente responsável por muitas peças de teatro, cinema, televisão e muitas interpretações ao longo dos séculos XX e XXI.

1897
RECEPÇÃO
Quando foi publicado pela primeira vez, Drácula não foi um bestseller imediato, embora as criticas fossem incansáveis em seu louvor. O contemporâneo Daily Mail classificou Stoker superior a Mary Shelley e Edgar Allan Poe, bem como Wuthering Heights de Emily Brontë.

O romance tornou-se mais significativa para os leitores modernos do que foi para os leitores contemporâneos vitorianos, que só atingiu o seu grande status lendário clássico no século 20, quando as versões cinematográficas apareceram. No entanto, alguns fãs da época vitoriana o descreveram como "a sensação da temporada" e "o romance de gelar o sangue do século". Sir Arthur Conan Doyle criador de Sherlock Holmes escreveu a Stoker em uma carta: "Eu escrevo para lhe dizer o quanto eu gostei de ler Drácula".



Em homenagem ao vampiro mais famoso do mundo, a SEMANA DRÁCULA do blog T.World vai trazer uma série de postagens sobre Dracula, incluindo livro, postagens diversas e filmes.



PARA BAIXAR O LIVRO
clique na imagem abaixo

DRÁCULA
Romance de 1897



OS MEUS DRÁCULAS PREFERIDOS:
(clique nas imagens para seguir até os filmes)


BÉLA LUGOSI
Dracula [1931]



CHRISTOPHER LEE
Dracula [1958]



GARY OLDMAN
Drácula de Bram Stoker [1992]







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.