quarta-feira, 1 de maio de 2013

[BBB] Sonho de uma Noite de Verão




Nome: Sonho de uma Noite de Verão
Nome Original: A Midsummer Night's Dream
Autor: William Shakespeare
Ano de Publicação: entre 1594 e 1596


SINOPSE: Na cidade de Atenas, tem gente sofrendo por amor: Hérmia ama Lisandro, mas está prometida a Demétrio. Os dois decidem fugir, porém o plano logo chega aos ouvidos do noivo abandonado, que os segue até um bosque não muito longe dali. Por lá, a paixão também está causando discórdias. Oberon, o orgulhoso rei das fadas, está em pé de guerra com a esposa e resolve lhe dar uma lição. Em posse de uma flor encantada que tem o poder de despertar o amor em qualquer um, acaba instaurando a maior confusão entre humanos e criaturas mágicas.

Uma das peças favoritas de Shakespeare, tanto pelos diretores quanto pelos atores, é uma comédia deliciosa de se ler.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



O início é romanticamente dramático: um casal está apaixonado, mas seus pais são contra e para conseguirem ficar juntos eles decidem fugir. O pai da moça envia alguém em busca dela, o pretendente que ele aprova. Mas esse rapaz não está só, pois outra moça é apaixonado por ele e o segue. Assim começa uma ciranda de amores e comédia em que os dois casais se perdem em uma floresta, observados e enfeitiçados pelos espíritos mágicos que vivem lá.

Não existe uma fonte direta que tenha servido de inspiração para a peça, ainda que se possam encontrar elementos relacionados com a mitologia greco-romana e respectiva literatura clássica. Por exemplo, a história de Píramo e Tisbe é contada por Ovídio, nas suas Metamorfoses, assim como a transformação de Bottom em burro se pode relacionar com O asno de ouro de Apuleio. Pensa-se que Shakespeare tenha escrito o "Sonho de uma noite de verão" sensivelmente ao mesmo tempo que o Romeu e Julieta e, de fato, existem muitos pontos de contato entre as histórias: Egeu quer casar Hérmia à força com Demétrio, assim como Píramo e Tisbe acabam mortos por questões de amor, ainda que numa perspectiva cômica. Algumas escolas que ensinam teatro usam um trecho dessa peça para apresentações.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.