quarta-feira, 29 de maio de 2013

[B B B] A Divina Comédia




Nome: A Divina Comédia
Nome Original: em italiano, "Divina Commedia"*1
Autor: Dante Alighieri
Ano de Publicação: 1321**2


SINOPSE: Este é um poema de viés épico e teológico da literatura italiana e da mundial, e que é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

A Divina Comédia propõe que a Terra está no meio de uma sucessão de círculos concêntricos que formam a Esfera armilar e o meridiano onde é Jerusalém hoje, seria o lugar atingido por Lúcifer ao cair das esferas mais superiores e que fez da terra santa o Portal do Inferno. Portanto o Inferno, responderia pela depressão do Mar Morto onde todas as águas convergem, e o Paraíso e o Purgatório seriam os segmentos dos círculos concêntricos que juntos respondem pela mecânica celeste e os cenários comentados por Dante num poema que envolve todos os personagens bíblicos do antigo ao novo testamento são costumeiramente encontrados nas entranhas do inferno sendo que os personagens principais da Divina Comédia são o próprio autor, Dante Alighieri, que realiza uma jornada espiritual pelos três reinos do além-túmulo, e seu guia e mentor nessa empreitada é Virgílio o próprio autor da Eneida.


*1 - "A Divina Comédia" - em italiano, Divina Commedia, originalmente Comedìa, e mais tarde batizada de Divina Comédia por Giovanni Boccaccio.

**2 - Não há registro da data exata em que foi escrita, mas as opiniões mais reconhecidas asseguram que as várias partes que compõe o poema foram escritas entre 1304 e 1321, esta última data fecha com a morte de Dante.


 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 



O poema chama-se "Comédia" não por ser engraçado mas porque termina bem (no Paraíso). Era esse o sentido original da palavra Comédia, em contraste com a Tragédia, que terminava, em princípio, mal para os personagens. A estrutura é dividida em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso.

Cada uma de suas partes está dividida em cantos, compostos de tercetos. A composição do poema é baseada no simbolismo do número 3, que simboliza a Santíssima Trindade, assim como também o equilíbrio e a estabilidade em algumas culturas, e que também tem relação com o triângulo. Possui três personagens principais: Dante, que personifica o homem; Beatriz, que personifica a fé; e Virgílio, que personifica a razão. Cada estrofe tem três versos e cada uma de suas três partes contém 33 cantos.

Os três livros que compõem A Divina Comédia são divididos em 33 cantos (sendo que o Inferno possui um canto a mais que serve de introdução ao poema), com aproximadamente 40 a 50 tercetos. No total, são 100 cantos e 14.233 versos. Os lugares de cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no total 27 (por sua vez, o número 3 elevado à terceira potência). Os três livros rimam no último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle, que significa "estrelas".







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.