quarta-feira, 20 de março de 2013

[B B B] As Memórias de um Sargento de Milícias




Nome: As Memórias de um Sargento de Milícias
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Ano de Publicação: 1854


SINOPSE: O livro conta a vida e as aventuras de Leonardo, um típico malandro que cresceu nas ruas do Rio de Janeiro. Durante a infância nós já vemos um pouco do que vai ser a vida de Leonardo, um moleque arteiro que prefere brincar do que se preocupar com qualquer coisa. Apesar dos esforços de seus padrinhos de tornar Leonardo um homem de bem, o garoto não resiste à pequenas e divertidas vinganças quando é implicado por alguém.

O livro é um bom exemplo de humor brasileiro do século XVIII, quando os escritores brasileiros ainda não tinham a visibilidade e importância de hoje.



 PARA CONTINUAR LENDO 
 CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES: 


"Memórias de um Sargento de Milícias" é um romance de Manuel Antônio de Almeida. Foi publicado originalmente em folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro, entre 1852 e 1853, anonimamente. O livro foi publicado em 1854 e no lugar do autor constava "um brasileiro".

Leonardo, o futuro Sargento de Milícias, é filho de Leonardo-Pataca e de Maria Hortaliça e é o resultado das pisadelas, beliscões e outros atos similares praticados pelo casal de imigrantes portugueses durante a travessia do Atlântico rumo ao Rio de Janeiro. Ainda na primeira metade da narrativa, Leonardo conhece Luisinha, o grande amor de sua vida, mas graças a molecagem do rapaz e os tortuosos caminhos da vida, eles são separados por um longo tempo. Assim como seu filho, Leonardo Pataca (pai), também passa por várias situações engraçadas durante o livro, graças a sua enorme falta de sorte.

A narrativa do livro, de estilo jornalístico e direto, incorpora a linguagem das ruas, classes média e baixa, fugindo aos padrões românticos da época, onde os romances retratavam os ambientes aristocráticos. A experiência de ter tido uma infância pobre contribuiu para que Manuel Antônio de Almeida desenvolvesse a sua obra.

Destaca-se, ao lado de O Filho do Pescador de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa e A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, entre as primeiras produções românticas da literatura brasileira.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.