sexta-feira, 17 de junho de 2011

[CULINÁRIA] Panquecas


Panqueca é mais do que massa frita em pouco óleo sobre uma chapa ou frigideira quente, é um prato versátil que pode tanto ser usado como acompanhamento ou prato principal. E dependendo do recheio, pode até servir de sobremesa.

Na maioria dos países da América do Sul e Central, as panquecas são salgadas, usadas em almoços e jantares. Elas são enroladas e servidas com recheio de carne, atum ou frango. O molho vermelho (a base de tomate) é o mais comum para cobri-las, mas há variações de região a região.




As panquecas estilo norte-americano levam geralmente chocolate ou mel como molho, acrescentando um sabor especial e doce às panquecas, ou American Pancakes, como são chamadas nos Estados Unidos. A seguir uma receita tradicional de panquecas, que pode tanto ser usada com recheios salgados ou doces.


INGREDIENTES PARA A MASSA:
  •  3 colheres de farinha de trigo
  •  2 ovos
  •  1/2 colher de sal
  •  1 xícara (de chá) de leite

MODO DE PREPARO DA MASSA:
Preferencialmente numa frigideira anti-aderente, coloque duas colheres de óleo e massa o suficiente apenas para cobrir o fundo da frigideira. Massa demais fará a panqueca ficar grossa. Quando a massa da parte de cima da panqueca não estiver mais líquida e por isso mesmo não puder escorrer, use uma espumadeira para virar a massa. Frite as massas até que ambos os lados estejam dourados, e empilhe-as num prato de bordas baixas, ou uma bandeja. As massas quentes são mais frágeis e, portando menos próprias para enrolar as panquecas.

Obs. Para os recheios propostos aqui, a massa se mantém a mesma, tanto para recheios salgados como recheios doces.


RECHEIOS SALGADOS:
Dê preferência a recheios consistentes (não significa secos, apenas não líquidos). Isto também se aplica a panquecas doces, não escolha recheios em calda ou que derreteria fácil.

Para recheios salgados se pode utilizar carne moída, atum, frango, presunto, mussarela, ou outro que prefira. Panquecas com recheios simples são as mais gostosas porque os sabores não se confundem. De nada adianta escolher bons ingredientes se ao final você não sente o gosto de nenhum deles. Antes de colocar o recheio, você talvez queria espalhar uma colher de molho sobre a panqueca antes de por o recheio, mas não exagere. Depois de enrolar as panquecas, arrume-as numa travessa de vidro, cubra com molho e queijo ralado, e leve ao forno por poucos minutos, apenas derreter o queijo e aquecer o recheio. Tempo mínimo: 10 minutos em fogo alto. Sirva logo que sair do forno!


AMERICAN PANCAKES:
Conhecidas por serem cobertas com mel, o molho doce também pode ser xarope doce ou melado. Para esta receita, as panquecas foram testadas com cobertura de mel. Imediatamente após fritas as massas, empilhe-as num prato, e despeje mel por cima. O mel vai à gosto.

Rendimento: 2 porções (metade das panquecas para cada pessoa).


___________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para elogiar ou criticar o T.World. Somente com seu apoio e ajuda, o T.World pode se tornar ainda melhor.